A distribuição dos seres vivos

A distribuição dos seres vivos


A ciência que estuda a distribuição de seres vivos no planeta, bem como os fatores ecológicos envolvidos neste processo, é a biogeografia. Esta, procura explicar como as diferentes espécies estão distribuídas pela terra, bem como o porque da composição taxonômica dos seres varia de uma região para a outra.
Esta ciência, esta diretamente relacionada a outras áreas de estudo, como a ecologia, geologia, e biologia evolutiva.
As condições climáticas e as interações que os seres vivos tem entre si e os fatores abióticos, podem nos dar maior compreensão sobre a distribuição das especies. Também, esses estudos beneficiam os geólogos, pois uma vez que padrões de semelhanças bióticas observadas em diversas regiões, podem  auxiliar na interpretação de de eventos geológicos passados.

Para ajudar a entender: observe as aves ratitas, que são aquelas incapazes de voar.
Vamos usar o exemplo dos avestruzes, as emas, emus e o casuar. O avestruz é uma ave encontrada no continente africano, o emu e o casuar na austrália, e as emas na America central e America do sul.
Mesmo sendo de regiões muitos distantes umas das outras, essas aves possuem características muito semelhantes, nos levando a entender que elas vieram de um ancestral em comum, que pode ter vivido em uma época em que os continentes do hemisfério sul estavam unidos. Logo, os padrões de semelhança biótica das aves ratita, auxiliam na interpretação de eventos geológicos passados.
Observem na imagem a seguir as semelhanças visíveis destas aves.


Exemplos de aves ratita. (Minha favorita é o Kiwi, que está marcado com a letra "H")


Usualmente, a biogeografia é dividida em duas vertentes: uma histórica e uma ecológica.
A biogeografia histórica relaciona a distribuição atual dos seres com eventos que ocorreram no passado, como por exemplo, a deriva continental.
Agora a biogeografia ecológica leva em consideração fatores contemporâneos , como interações interespecíficas e intraespecíficas e a atuação de fatores abióticos para explicar a atual distribuição dos seres vivos.

Notas:
-Interações interespecíficas são interações que acontecem entre seres de especies diferentes.
-Interações intraespecíficas são aquelas que acontecem entre organismos da mesma especie.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares