Ecologia: o estudo do ambiente.

A Ecologia:


Vá até um parque e observe a sua volta. Observe as arvores, aves, insetos, outros animais e plantas que estão neste mesmo ambiente.
Com essa simples ação, você verá que esses organismos nunca estão isolados, de fato, sempre mantém relações constantes. Os pequenos insetos, por exemplo, podem recolher folhas das plantinhas ou se alimentar das mesmas, enquanto as aves irão se alimentar desses insetos, mantendo equilíbrio da população desses insetos para que essas plantas não deixem de existir. Isso é um exemplo bem simplista, apenas para que entendam a base do assunto. Esses seres não somente se relacionarão uns com os outros, mas também sofrerão a influencia de fatores físicos e químicos constantemente, nos ambientes em que habitam.
A ecologia, é a ciência que estuda como acontecem essas relações entre organismos e os fatores químicos e físicos de seu ambiente. 
Mais do que isso, a tarefa da ecologia é entender a natureza e as consequências dessas interações. Conforme usado por ecólogos, o termo ambiente inclui fatores abióticos, como a água, nutrientes, luz e temperatura, e os fatores bióticos, que seriam os próprios seres vivos.
Como as especies são adaptadas para viverem em ambientes diferentes, suas interações com os ambientes bióticos e abiótico também variam. Um fator ambiental que tem uma forte influencia sobre indivíduos de uma especie, pode não ter influencia alguma sobre indivíduos de uma outra especie.

Como os seres vivos são numerosos e diversificados, é evidente que cada espécie possui suas próprias características morfológicas, fisiológicas e anatômicas.
Todo mundo é capaz de distinguir um peixe de um cavalo, por exemplo, pois suas diferenças são muito evidentes, mas é preciso ser um especialista para se dar conta de que existem muitas especies frequentemente parecidas umas com as outras. Para o ecologista, mais do que os critérios morfológicos , fisiológicos e anatômicos, predominam as características biológicas das especies.E é importante perceber que a vida dos seres vivos se desenvolve nos limites e nas possibilidades do ambiente em que vivem.


Nicho ecológico:

O nicho ecológico é a posição funcional ou o lugar biológico de um organismo, uma espécie ou uma população dentro de um ecossistema. Sendo mais simples e claro, o nicho ecológico representa qual a função de um organismo em um ambiente, o que ele oferece ao ambiente, como contribui, o que consome desse ambiente, ou mais importante ainda: como colabora com o equilíbrio desse ambiente por meio de suas ações. Posso usar como exemplo as aranhas da espécie Nephila clavipes, que se alimenta de insetos daninhos, mantendo assim a população desses insetos equilibrada.


Nephila clavipes.


Nota: toda espécie, por mais próximas que sejam umas das outras, nunca ocuparão o mesmo nicho.  

Níveis de organização dos seres vivos:

Representação dos níveis de organização de seres vivos.

O estudo da ecologia é facilitado pela compreensão dos níveis de organização dos seres vivos. Considera-se como nível mais simples o protoplasma, definido como substancia viva, que é o constituinte das células.

-Célula é a unidade básica dos seres vivos.

Um conjunto de células com forma e função semelhantes constitui um tecido, que por sua vez ao estarem agrupados constituem um órgão. Já o conjunto desses órgãos será um sistema, que quando estão em conjunto formarão um organismo.
Agora esses organismos serão organizados em grupos que nos permitem identificar com maior facilidade e rapidez algumas de suas características. Vejam a seguir:

População: Consiste em muitos organismos do mesmo tipo vivendo juntos. As populações tem também propriedades, como fronteiras geográficas, densidades e variações no tamanho ou composição, e não existem para organismos individuais.,

Comunidade: São muitas populações de diferentes tipos que vivem em um mesmo ambiente. Essas populações irão interagir umas com as outras de forma diferente. Uma população pode predar uma outra dentro desta comunidade, por exemplo, enquanto outras como as abelhas, polinizarão as plantas neste ambiente, ou outros seres irão ajudar na decomposição de seres mortos, em todo o caso, as populações de organismos diferentes estarão interagindo de alguma forma dentro desta comunidade.
Diferente dos organismos, mas semelhantes aos ecossistemas, as comunidades não tem fronteiras rigidamente definidas, nenhum involucro perceptível separa uma comunidade daquilo que a rodeia. A interconectividade dos sistemas ecológicos significa que as intenções entre as populações se espalham através do globo como os indivíduos e os materiais se espalham através do globo como os indivíduos e os materiais se movem entre os habitats e as regiões.
Assim, a comunidade é uma abstração, representando um nível de organização mais do que uma unidade discreta de estrutura na ecologia. 





Mais informação a caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares